top of page

Quem somos

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que abriga dependentes químicos. Seu método de acolhimento contempla o tripé: trabalho como processo pedagógico, convivência em família e espiritualidade para encontrar o sentido da vida, e é direcionado às pessoas que desejam, voluntariamente, se ver livres das drogas e do álcool.

Nossas notícias

Acompanhe todos os fatos da Fazenda Santa Rita em ordem cronológica.

mapa_site (2).jpg

Sua semente germinou na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo, no início da década de 1980, através da iniciativa do jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, que decidiu se dedicar à recuperação de jovens que haviam se enveredado pelo caminho do uso e do tráfico de drogas naquela cidade. Pediu ajuda a Frei Hans Stapel, franciscano de origem alemã, e os dois começaram  o que se transformou hoje num dos maiores centros terapêuticos do país.

​

Com 35 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos, a Fazenda da Esperança é a maior obra na América Latina que desenvolve essa atividade, sendo uma comunidade que regenera vidas e famílias. São 140 unidades por todo o Brasil e em mais de 23 países. O programa de recuperação baseia-se em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade, destacando-se dentre eles aprendizagem de trabalho, convivência comunitária e aquisição de valores espirituais.

​

A subsistência da Fazenda se dá através de doações, incentivos governamentais e venda de produtos produzidos por cada unidade.

​

O processo de recuperação é fruto de muitos anos de dedicação de pessoas totalmente comprometidas e de voluntários que, por vocação, assumem o trabalho junto às pessoas acolhidas, dando continuidade ao fantástico trabalho iniciado por Nelson e por Frei Hans.

Missão

Ser Embaixador da Esperança em qualquer lugar do mundo, levando alegria e paz a todos que o rodearem, através da vida em comunidade, do trabalho e da vivência do Evangelho. Transmitir a certeza de que Deus é amor e que é possível construir uma

civilização do amor e contra todo negativismo e incertezas.

Visão

Estar disseminado no mundo inteiro como influência transformadora da sociedade.

Valores

Família: Resgatar os vínculos fraternos através da acolhida.
 Trabalho: Devolver a dignidade da pessoa.
 Espiritualidade: Dar o sentido mais profundo da vida.
 Amor: Se expressa através do trabalho ao próximo.
 Unidade: Agregar a diversidade de raças, culturas e povos.

A Fazenda Santa Rita

Sede

Bairro Piedade

Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais

FAZENDA_DA_ESPERANÇA.jpg

Fazenda da Esperança Santa Rita do Sapucaí

Como será?

A unidade feminina da Fazenda da Esperança Santa Rita será destinada ao acolhimento de mulheres que desejam se recuperar não apenas da dependência química, emocional ou afetiva, mas ao mesmo tempo desejosas de renovar a fé e se alimentar de esperança através do trabalho, da partilha e da vivência do evangelho.

Inicialmente será composta por uma casa de acolhida, um salão multiuso e uma padaria, que será um dos meios de subsistência da Fazenda. Posteriormente, serão construídas novas instalações que permitirão a acolhida de um maior número de internas. Além disso, a unidade feminina também acolhe crianças que não podem ser separadas das mães, bem como os bebês que lá nascem enquanto as mães estão em processo de recuperação.

bottom of page